quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lenda Serpente encantada de São Luis-Maranhão.




Diz a lenda que a serpente adormecida cresçe pouco a pouco ao redor da ilha se São Luis, e no dia que sua cauda encontrar a cabeça , o montro destruirá a cidade, fazendo com que ela seje tragada para sempre pelo oceano. Afirma-se, também , que um dos locais que possivel confirmar tal história é a Fonte do Ribeirão, onde estáa cabeça do animal. E quem olhar através das grades da entrada, poderá reparar os olhos medondos da cobra luzindo na escuridão. Se gundo a crença, a gigantesta serpente encantada habitaria as galerias subterrâneas que percorrem o Centro Histórico de São Luis, e do seu corpo descomunal a barriga encontra-se à altura da Igreja do Carmo, e a cauda na Igreja de São Pantaleão.


A imaginação popular criou explicações diferentes para essas construções subterrâneas na capital maranhense. Uma garante que elas teriam funções estratégicas , posi serviriam para fuga em caso de ataques de invasores estrangeiros ou revoltas populares, ja que muitas têm saída para o mar; outra afirma que elas serviriam para os padres se locomoverem em segredo de uma igreja para outra, e de também promoverem por ali um redondoso conrtabando de mercadorias e escravos. Na verdade, as bicas da Fonte do Ribeirão são alimentadas através dessas galerias: A principal possui 2 metros de largura e suas paredes são guarnecidas dos dois lados de bacias incrustadas no nincho onde brota a água que depois escorre por condutos laterais até sair pelas bocas das carrancas, situada mais abaixo.
Constituída em 1796 a mando do governador Dom Fernando Anotnio de Noronha(1792-98) , considerado o mais eficiente de quantos estiveram à frente da administração maranhense durante o período colonial, à Fonte do Ribeirão, situada entre as ruas do Ribeirão, das Barrocas e dos Afogados, tinha como objeitvo principal mlehorar o saneamento da cidade através do fornecimento de água potável à sua população, ma so passar do tempoa cabou por envolver essa obra em um manto de lendas e mistérios criados pela imagnação popular. No entando, o mais conhecido deles- justamente o da serpente encantada - já existia bem antes desta data. O Padre Antonio Vieira(1608-97) , quando chegu ao Maranhão em 1653, encontrou um estado praticamente independente do resto do Brasil, um litoral imenso que se estendia do Ceará à Foz do Rio Amazonas, cheio de dunas, mato fechado, e pouco desbravado, um verdadeiro vespeiro, segundo seu entendimento, no qual os jesuítas se defrontavam diariamente com os colonos. Por isso magoado com a rixas constantes que era forçado a enfrentar, ele resolveu desabafar em Abril de 1654, quando ao final da missa que rezara, pronunciou um sermão purgativo.
Nele, o grande missionário afirmou que o Maranhão havia se transformado no "Reino da Mentira" , e lá, como no fundo dos mares, não havia solidariedade alguma, posi tla como entre os crutáceos e os peixes, imperava o canibalismo. A inconstância de tudo por lá era tamanha, dizia o Jesuíta, que a baía de São Luis era a única, no mundo inteiro, onde até o sol, tão certeiro em outras latitudes, enganava os pilotos. E afirmava:"Olhando o astrolábio, ora ele indicava um grau, ora dois, e o resultado era que muitos barcos, encalhavam por lá". O que o fez concluir que " até o céu mentia no Maranhão".
Continuando, disse o Padra Antonio Vieira que naquela vila a mentira, não tendo para onde ir, alimentava ainda mais outras inverdades. Nasciam e ali ficavam. Lá a mentira dançava de roda. Era por isso, talvez, que o povo temia a Serpente Da Ilha, monstruoso ofídio que diziam dormir ao redor de São Luis, e que se algum dia suas presas encontrassem seu rabo, mordendo a sí mesmo, ela se erguiria para devastar com tudo.
(Algumas partes do texto coletadas no site: Recanto das Letras, texto também publicado em: http:// www.efecade.com.br/)

Um comentário:

Doutrina Cristã disse...

Então dar pra entender os porques de Sarney e Cia.

se até o céu mentia no Maranhão.... nao seia uma pessoa a nao fazer ....

vou seguir sem mentira seu blog.

e,

Visite e siga meu blog (Doutrina Cristã).
Ele foi criado para abençoar a sua vida, com artigos
preparados para tocar o seu coração!
E mais ...
Inscreva-se e receba atualizações por email.

PS - Não tenha medo.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Salmos 91:10